Cresce o número de turistas em Foz do Iguaçu

No ano passado mais de um milhão de turistas, a maior parte deles estrangeiros, conferiram de perto a beleza natural das Cataratas do Iguaçu. Segundo levantamento feito pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), de janeiro a dezembro de 2007, o Parque Nacional de Foz do Iguaçu recebeu exatos 1.055.433 visitantes - cerca de cem mil a mais que no mesmo período de 2006, o que representa um aumento de 10,6%.

Argentinos, espanhóis e norte-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram, respectivamente, as Cataratas em 2007: mais de 203 mil argentinos cruzaram a fronteira para conhecer a parte brasileira do Parque Nacional, um acréscimo de 18,7% em relação ao ano anterior. Também é grande o número de paraguaios e franceses que visitaram as Cataratas.

Entre os dez países que mais enviaram turistas a Foz do Iguaçu em 2007 estão ainda Alemanha, Inglaterra, Itália, Chile e China. Ao todo, 600.769 estrangeiros e 454.664 brasileiros estiveram no Parque Nacional de Foz de Iguaçu no ano passado.

"Como segundo destino mais visitado pelos estrangeiros, Foz do Iguaçu é uma espécie de termômetro do setor, por isso os dados são animadores tanto para o turismo doméstico quanto para o internacional", avalia a ministra do Turismo Marta Suplicy.

Foz do Iguaçu é um dos destinos retratados nas campanhas publicitárias que a Embratur promove no exterior. As peças estão no ar na Argentina, Chile, Inglaterra e Alemanha em anúncios veiculados em mobiliários de mídia externa, como painéis em aeroportos, metrô, paradas de ônibus e outdoors, e na mídia impressa, como revistas focadas em viagens e interesse geral.

"Os nossos esforços de promoção do Brasil no exterior têm nos trazido ótimos resultados: o número de desembarques de turistas estrangeiros em 2007 foi maior do que em 2006, a entrada de receitas oriundas de turistas estrangeiros foi recorde e assistimos à retomada da oferta de assentos em vôos para o Brasil", comemorou a presidente da Embratur Jeanine Pires. "E o crescimento do número de turistas em Foz do Iguaçu reflete esta realidade".

Patrimônio da Humanidade:
Patrimônio Mundial Natural da Humanidade desde 1986, o Parque Nacional de Foz do Iguaçu constitui-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul. Localizado no extremo Oeste do estado do Paraná, a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu, na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, e com quedas de até 72 metros de altura, as Cataratas do Iguaçu formam um semicírculo de 2.700 metros de largura que abriga entre 150 e 300 saltos.

O conjunto de quedas d’água tem formação geológica com data aproximada de 150 milhões de anos. Durante a alta temporada, o Parque Nacional chega a receber cerca de 9.500 visitantes diariamente.